Novos tempos, novos modelos, novas academias.

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Novos tempos, novos modelos, novas academias.

Mensagem  Admin em Dom Jan 12, 2014 12:19 pm

Novos tempos, novos modelos, novas academias.

Atualmente a palavra mudança é um termo muito comum nos negócios, os conceitos, pessoas e tecnologias são outros, assim, ou você se adapta ou fecha as portas.

Várias e várias vezes deparei-me com o mesmo problema, que acabou chamando a atenção, a evasão de alunos e o espaço vazio, é uma reclamação que muitas vezes me foi reportada pelos amigos profissionais professores do esporte.

Esse, entretanto, não é um problema somente das academias, já percebi igualmente as falhas em outros segmentos, e hoje neste artigo, gostaria de expor um pouco da minha experiência e percepção quantos aos indícios e causas desse problema.

Primeiramente, considere alguns fatores:

   Não culpe o “Zé da esquina” que abriu uma academia no fundo de casa e não possui graduação, este erro de espalhar a fama de charlatão do novo concorrente serve apenas para encobrir o fato de que você está cometendo um erro em sua academia que está levando seus alunos á concorrência;
   Lembre-se de que este é o momento, as artes marciais estão em evidência, mas nem todos aqueles interessados em sua prática desejam tornar-se profissionais. Cabe a você perceber em qual grupo ele se encaixa para que seu treinamento seja direcionado ás necessidades do aluno, seja tornar-se profissional, perder peso ou apenas praticar um exercício por hobby;
   Pense sobre o estado de conservação de sua academia e equipamentos, não precisa desesperar-se dizendo que não há recursos financeiros suficientes para uma reforma, a simples mudança no ambiente pode causar resultados impressionantes. Otimize o espaço, reorganize as áreas, disponha melhor os equipamentos no espaço disponível, mantenha tudo limpo sempre e o mais importante, recicle sua atitude;
   Faça um plano de negócios! Sim, você precisa planejar e agir em cima daquilo que procura alcançar, se não há verba para divulgação comece a ser mais sociável nas redondezas, exponha sempre seu negócio em círculos de amizade ou conversação, viva em grupo, e outra opção extremamente em alta nos dias de hoje é a internet, que oferece inúmeras ferramentas gratuitas e de longo alcance para divulgação;
   Considere os novos perfis de alunos: mulheres, homossexuais, pessoas acima do peso, idosos… Todos querem praticar um esporte, e as artes marciais estão em alta, cabe á você proporcionar a eles uma experiência prazerosa que faça com que fidelizem e tragam consigo mais amigos e conhecidos. Pergunte-se se sua academia oferece um espaço aonde as mulheres sentir-se-iam confortáveis, geralmente o maior problema é o gênio marrento do treinador arcaico (ao menos, foi o que mais observei nos casos em que havia o problema relatado) e o tratamento desrespeitoso do restante dos alunos gerando uma tensão sexual desconfortável;
   Quais são os seus horários? Eles atendem á você ou aos seus alunos? Todos hoje tem uma vida corrida e buscam este tipo de prática em horários convenientes que afetem o mínimo em suas rotinas, faça um estudo na sua região e verifique, não fique de braços cruzados.
    Crie um site para sua academia, aproveite e faça também um facebook e twitter, torne-os um canal aberto não pra reclamar e sim para mostrar seu sucesso e sucesso de seus alunos, ( muitas vezes a dificuldade está no seu pensamento, caso você seja daqueles que já começa pensando que um site é caro demais, vou te dizer, existem sites bem baratos por aí, como por exemplo, este nosso, que fica no máximo, eu disse no máximo R$200,00 já instalado e funcionando; e com 3 dias de preparação já está pronto, caso deseje e tenha dúvidas,  fale comigo que te ajudo com maior prazer.)



Ao fidelizar um aluno, ou seja, ao fazer com que ele se sinta confortável com o ambiente e sua maneira de ensinar, você conquista ainda mais alunos. Perceba a matemática que geralmente ocorre nestes casos:

Uma mulher conhece várias outras amigas, colegas ou conhecidas que adorariam começar a prática, com um pouco de incentivo você ganha no mínimo mais cinco alunas, as mulheres não gostam de estar em um ambiente sozinha, geralmente estão em bando.

Os homoafetivos são um público fiel e que frequentam apenas lugares aonde sintam-se respeitados e confortáveis, por isso, piadinhas, comentários preconceituosos e ações machistas e arcaicas não são bem vindas no ambiente de sua academia, gerando um retorno surpreendente.

Os “gordinhos” que são geralmente menosprezados e motivos de chacotas nas academias cheios de sarados são um público inestimável á você, um grupo fiel e que geralmente possuem grande lista de contatos de amigos em mesma situação que desejaria um treinamento adequado, compreensivo e cheio de incentivos para perder peso e entrar em forma. Lembre-se que, este grupo de pessoas, geralmente levou anos para chegar ao peso atual, tenha paciência, eles não perderam peso de um dia para o outro, entre no ritmo deles e fidelize sua proposta, acertando em cheio um alvo repleto de potencial.

Considerando apenas os grupos mencionados, fidelizando um aluno de cada um desses perfis, você estará conquistando ao menos mais 15 alunos por indicações, em um mês.

Reforço a importância da divulgação do seu trabalho, atue nas mídias sociais, que hoje são ferramenta importantíssima na conquista e comunicação de novos alunos. Mas use-a corretamente, novamente, não faça deste meio uma forma de criticar o “Zé da esquina” e sua academia, nem chamar de charlatão outro professor, divulgue o SEU trabalho e os seus alunos, seja amigo deles, socialize-se. Outro detalhe importante são os comentários maldosos que geralmente ocorrem nos bastidores da academia, se você faz isso, PARE IMEDIATAMENTE! Não critique ou fale mal de qualquer pessoa, seja aluno ou professor para amigos ou outros alunos, os boatos correm e quem fica mal na fita, é você.

Procure inovar, organize eventos ou viagens para outros eventos e leve seus alunos, isso gera clima de camaradagem e fortalece os laços deles para com você e sua empresa. Não reclame dizendo que é caro, planeje, faça algumas economias, pare de ficar todo final de semana nos bares e invista no progresso do seu negócio um pouco. É importante e faz toda diferença para sair na frente. Outra ideia bacana para reforçar os laços é combinar reuniões para assistirem ás lutas quando houver UFC, marquem na casa de alguém, dividam a carne e as bebidas e se relacionem, isso traz o aluno para perto, e a amizade fideliza.

Por ultimo, muitas levantam essa questão, mas não procuram meios de resolver este fato além de criarem desculpas criticando outros professores, sejam profissionais ou não. O fato é, crie um canal de comunicação com seus alunos, escute-os, identifique a necessidade de cada um e atue com os grupos de maneira mais dedicada.


Estratégias para promover sua academia



Utilize um programa de cadastro de alunos que adicionem dados de aniversário e meios de contato. Utilize esses dados para, por exemplo, enviar uma simples mensagem de “parabéns” para os aniversariantes do mês. Este é um ótimo meio de estreitar relações e dizer ao seu aluno que ele é importante, não somente mais um no tatame, além de uma estratégia de marketing muito interessante e utilizada;



Fidelize os alunos que estão com você, ofereça á eles benefícios. Por exemplo, a escola de idiomas FISK, na minha cidade oferece uma mensalidade gratuita àquele aluno que trouxer um novo aluno e se matricular. Não interessa se o seu aluno trará mais 12 alunos e ganhará um ano de academia grátis, são 12 novos alunos que lhe trarão ainda mais;



Busque trabalhar com parcerias, procure lojas que vendam os produtos e equipamentos que seus alunos compram para a prática e estabeleça um contato de parceiros, “eu te indico, você me indica”. Façam panfletos, camisetas e trabalhos gráficos em parceria, e lembre-se: não tente tirar vantagem do seu parceiro, o benefício que uma parceria duradoura traz á sua academia é muito mais lucrativa do que o “ganhar em cima de panfletos” e derivados. Além do mais, isso sobe o conceito do nome de sua academia;



Faça sorteios para os seus alunos, muitos parceiros tem brindes, utilize-os para presentear os seus alunos, afinal todos adoram brindes;



Fale com o seu parceiro e consiga descontos especiais para os seus alunos em lojas de equipamentos da prática, isso mostra que ele está em uma academia conceituada e forte;



Leve-os á palestras, sempre há inúmeras palestras gratuitas na cidade sobre saúde e esporte, consiga na prefeitura de sua cidade um calendário de eventos e fique por dentro de tudo que acontece, assim além de envolvê-los você promove sua academia gratuitamente. Imagine por exemplo, na minha cidade houve uma passeata pelo dia da mulher na semana passada (08 de Março, 2013); pense em 20 de seus alunos com o uniforme da sua academia juntos nessa passeata… é como ter um outdoor enorme em uma via pública, a visibilidade é enorme, e estes eventos costumam igualmente á atrair atenção jornalística, já pensou um cantinho na TV?



Promova o lazer e a cidadania, escolha um domingo e saía da academia, vá á alguma praça pública de movimento em sua cidade e dê suas aulas ali, abertas ao público e com suporte gratuito àqueles que estiverem passando e se interessarem em tentar… Fale com a prefeitura de sua cidade e procure saber da disponibilidade de eventos gratuitos para esses casos e utilize-os em seu favor;



Estas e muitas outras dicas são simples ideias estratégicas que auxiliam na promoção de sua academia na sua cidade… Você não precisa seguir estes conselhos, busque suas próprias estratégias, seja criativo, pesquise… O importante é não ficar parado!

São estas dicas pessoais, de experiências minhas e percepções ao longo do tempo, mas cabe á você identificar qual o melhor método de alcançar os objetivos de acordo com sua cidade e sua capacidade.

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