Perda de peso em atletas de MMA

Ir em baixo

Perda de peso em atletas de MMA Empty Perda de peso em atletas de MMA

Mensagem  Admin em Ter Jul 30, 2013 12:29 am

Um assunto bastante discutido e muito comum na vida do atleta de esportes de combate, na busca de um melhor rendimento nas lutas, é a perda de peso. Para isso, devemos identificar o perfil de cada indivíduo, suas características, nível técnico e objetivos. O iniciante, ou apenas lutador praticante, sem nenhum objetivo de performance, tem uma necessidade bastante diferente da de um atleta de alto rendimento. Mudam intensidade, frequência de treinamentos e, principalmente, o planejamento de preparação física com dias e horários pré-determinados. E mais: a obrigação de respeitar os limites de peso de cada categoria.

Ao avaliarmos a composição corporal de uma pessoa, podemos dividir em dois “compartimentos”: massa magra e massa gorda. A massa gorda corresponde à quantidade de gordura existente, podendo variar devido ao nível de condicionamento físico, período de treinamento e, principalmente, na diferença entre homens e mulheres.

Já a massa magra deve ser analisada e sub-dividida em mais três itens: ossos, músculos e tecido residual (vísceras/órgãos). Com esta análise, podemos diferenciar cada indivíduo, permitindo o direcionamento individualizado para cada objetivo do praticante.

Esta avaliação e quantificação de cada “compartimento” nos mostra que, com treinamento qualificado e alimentação adequada, temos condições de alterar apenas a quantidade de gordura corporal (quando encontrada em valores elevados) e a massa muscular.

O músculo é composto por 70%, até 75% de água, e, nestas proporções, será feita uma análise para uma desidratação (quando necessária) com qualidade. Um procedimento saudável que não compromete a performance do atleta, já que o mesmo será submetido a um esforço intenso no período de 24 horas após sua pesagem. O cuidado com a desidratação é fundamental, e a má reposição comprometerá seu rendimento. Não é a quantidade do peso corporal reposto que faz a diferença no desempenho de um atleta de alto rendimento, mas, sim, a qualidade de reposição.

Em vários esportes, a perda de peso é comum e, normalmente, é monitorada durante o evento. No caso do futebol é comum atletas perderem de três a seis quilos durante uma partida, e esta perda é reposta rapidamente através de uma reidratação adequada. Um dia após a partida, os atletas se encontram com o peso corporal dentro dos valores normais. Vale, então, lembrar que para um atleta de esportes de combate, que vemos a diminuição de 10, 15 ou 20 quilos para uma luta, este peso inicial é calculado quando o mesmo estava sem treinamento, com quantidade de gordura corporal bastante elevada, além de estar bem hidratado.

Passada esta primeira fase de início de treinamento, iremos encontrar atletas melhores condicionados e com peso corporal adequados para treinamentos mais intensos, onde a alimentação ideal, juntamente às sessões de treinamento equilibradas em intensidade, farão com que os atletas alcancem uma composição corporal prevista e valores de gordura no corpo mais baixos e ainda bem hidratados. Somente no período final (uma semana em média antes da luta) o atleta começa uma dieta mais rigorosa e diminui a intensidade dos treinamentos, buscando atingir, gradativamente, o peso para a competição por meio de uma restrição maior em hidratação nos últimos dias.

Após a pesagem, a preocupação é repor gradativamente o líquido perdido e, principalmente, em uma quantidade e qualidade certas, devolvendo a energia ideal para o lutador repor os estoques armazenados no músculo, que serão, mais tarde, utilizados com eficiência no momento exigido.

Portanto, a qualidade do trabalho como um todo (treinamentos técnicos da modalidade, alimentação adequada e preparação física) sempre dependerá de um acompanhamento de profissionais qualificados para um bom desempenho desportivo e segurança.

* Cláudio Pavanelli é Fisiologista do Exercício, Preparador Físico e proprietário da BEone

Admin
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 25/07/2011

Ver perfil do usuário https://freefight.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum